sexta-feira, 1 de julho de 2011

A perspectiva sócio-histórica do conhecimento



Mediante as constantes transformações que tem ocorrido no mundo, a educação escolar tem se tornado um instrumento mediador das relações estabelecidas entre ser humano e a sociedade.
A perspectiva sócio-histórica do conhecimento a partir do processo de desenvolvimento cognitivo recoloca, no centro da educação, os sujeitos da aprendizagem. Libâneo (1994, p.81) aponta que “qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos pode levar a uma aprendizagem”.
A aprendizagem é caracterizada por Libâneo como casual e organizada. A aprendizagem casual é quase sempre espontânea e surge naturalmente da interação entre as pessoas e com o ambiente em que vivem, pela convivência social. Já a aprendizagem organizada é aquela que tem por finalidade especifica aprender conhecimentos, habilidades, normas de convivência social, pode ocorrer em vários lugares, mas é na escola que se concretiza.
Marques afirma que o homem se define como ser que aprende, e que sua existência é por esse construída. Fontana afirma que o que distingue o homem de outras espécies é originário de sua vida em sociedade.
Orientada sobre o principio da interação homem-mundo-natureza, a aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, traz consigo um conteúdo pedagógico fértil de possibilidades educativas. Nessa perspectiva, ao mesmo tempo em que a educação se origina nas relações sociais, da mesma forma, o homem, nas suas relações com  o mundo, manifesta um modo especifico de aprendizagem capaz de enfrentar as adversidades que a vida apresenta.
Demerval Saviani afirma que “o processo educativo é a passagem da desigualdade para a igualdade”, ao se abordar a relação entre educação e estrutura social no âmbito da aprendizagem.
As diretrizes aqui propostas trazem, em sua concepção de aprendizagem, a construção do conhecimento a partir do enfoque sócio-histórico, sinalizando a necessidade de reconstrução e reelaboração da aprendizagem escolar, num processo emancipatório.
Para Libâneo a aprendizagem escolar é afetada por fatores afetivos e sociais, dessa forma, o processo de aprendizagem desenvolvido na instituição educacional deve ser levado em consideração no desenvolvimento da proposta pedagógica pelo professor em seus processos didáticos em sala de aula.

Como aplicar o contexto histórico-cultural aos processos escolares de ensino?
Fontana ao traduzir o pensamento de Vygotsky explicita que as origens e as explicações do funcionamento psicológico do ser humano devem ser buscadas nas interações sociais, pretende-se que o estudante tenha uma capacidade global de perceber-se e perceber o mundo, transformando-o e sendo transformado por ele.

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