sexta-feira, 1 de julho de 2011

Teoria de Vygotsky: progressão das aprendizagens

O desenvolvimento e a aprendizagem constituem um processo intrínseco e complementar, pois representa um elemento importante na questão educacional. A aprendizagem, a partir da perspectiva vygotskyana, insere-se como um elemento que compõe o desenvolvimento. O ponto de partida para Vygotsky é de que a aprendizagem ocorre muito antes de se frequentar a escola, definindo para tanto dois níveis de aprendizagem: a zona do desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal.
A zona de desenvolvimento real revela quais as funções que amadureceram, ou seja, os produtos finais do desenvolvimento, já a zona de desenvolvimento proximal define quais as funções que ainda não amadureceram, mas que já se encontram em processo de maturação, funções em estado embrionário, que amadurecerão.


O porquê da divisão do currículo em habilidades e competências
A divisão do currículo em habilidades e competências está relacionada a teoria vygotskyana do Desenvolvimento x Aprendizagens, na qual Vygotsky divide a zona do desenvolvimento humano em ZDR e ZDP.









Na ZDR encontram-se as funções e habilidades já prontas, e na ZDP as funções e habilidades em desenvolvimento. Vygotsky afirma que a escola deve trabalhar a ZDP, pois ao se trabalhar esta zona propicia-se ao aluno um desenvolvimento mais rápido e completo.
A divisão do currículo em habilidades e competências favorece, portanto o desenvolvimento das competências e a progressão das aprendizagens.
Para Perrenoud competência é “a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimento, mas sem limitar-se a eles”.
Os conteúdos referenciais definidos para um currículo e o tratamento que a eles deve ser dado assumem papel relevante, uma vez que é basicamente na aprendizagem e no do mínio desses conteúdos que se dá a construção e a aquisição de competências.

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